Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

VANTAGENS DA CANELA NA SAÚDE

25-07-2016

Especiaria pode ajudar a aliviar cólicas menstruais e até mesmo auxiliar no emagrecimento


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A canela é uma excelente aliada da saúde. Além de versátil, uma vez que pode ser usada em diversos pratos doces e até mesmo salgados, estudos mostraram que ela pode aliviar a cólica menstrual, sugerem que protege contra o Alzheimer e contra o problema nos rins dos diabéticos, além de impedir que boa parte da glicose ingerida por meio de carboidratos seja absorvida.

 

O nutricionista Roberto Navarro comenta alguns estudos sobre a canela e desmistifica crenças, como a de que a canela causa gastrite. “A canela não tem efeito irritativo para o estômago”, explica. De acordo com o nutricionista, não há efeitos maléficos ao ingerir canela, desde que com a devida moderação. Entretanto, a canela enfrenta críticas em alguns casos. “Há um estudo mostrando que trabalhadores de empresas que processam canela para a venda são mais susceptíveis à asma e têm mais crises quando estão manipulando o alimento. Há uma incidência maior de bronquite e asma brônquica, pois a canela é irritante quando inalada, mas isso serve para várias outras substâncias”, diz Navarro.

 

As Vantagens:

Pode aliviar cólicas menstruais: Segundo Navarro, estudos mostraram que a canela ajuda a melhorar cólicas menstruais. “A canela tem um composto chamado procianidina, com efeito antiinflamatório. Ela pode ajudar a reduzir a náusea, enjoo e intensidade da dor”, diz ele. No entanto, comparado com antiinflamatórios como o ibuprofeno ou outros, a canela teve um efeito menor. Para quem não gosta de exagerar no remédio, a especiaria pode ser uma opção para ajudar a melhorar a dor.

 

Pode proteger o cérebro do Alzheimer: Estudos em ratos mostraram que a canela tem um composto chamado benzoato de sódio, que tem efeito antioxidante, diminuindo a oxidação da célula. “Em ratos, a canela diminuiu a oxidação de neurônios do cérebro, e isso tem correlação com o risco de desenvolver Alzheimer, já que a doença está ligada a uma oxidação excessiva de neurônios”, diz Navarro. Ele complementa que os antioxidantes em geral também têm função em outras demências e no Parkinson. “A canela diminuiu a homocisteína, retardando o envelhecimento cerebral no rato”, diz ele.

 

Pode proteger o rim dos diabéticos: A nefropatia diabética é uma complicação nos rins que os diabéticos costumam ter a longo prazo, quando a doença não está controlada. Há uma diminuição da eficácia de filtração dos órgãos. Um estudo, ainda em ratos, mostrou que a canela teve o poder de diminuir o problema. “Em alguns animais, nem chegou a evoluir para nefropatia”, diz o nutrólogo. “Extrapolando para humanos, pode ser que a canela proteja o rim”.

 

Pode controlar os níveis de açúcar no sangue: A canela tem o poder de diminuir a absorção de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue. Com isso, ajuda diabéticos com as oscilações que causam picos de glicose. É importante ressaltar, porém, que a especiaria não substitui medicamentos para o diabetes, apenas facilita o controle da glicose no sangue.

 

Pode ajudar no emagrecimento: Estudos mostraram também que a canela ajuda a glicose (açúcar) circulante na corrente sanguínea a ir diretamente para os músculos, em vez de se transformar em gordura. Com a diminuição da absorção dos carboidratos, há menos chance de “sobrar” gordura para queimar. Logo, junto com uma dieta adequada, a canela pode ter um papel interessante na perda de peso.

 

 

 


fonte: Saude IG

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.